Native é o terceiro álbum de estúdio da banda OneRepublic. Foi lançado em 22 de março de 2013 na Alemanha e Irlanda, 25 de março de 2013 em todo o mundo, exceto América do Norte, e 26 de março de 2013 na América do Norte. O álbum foi originalmente planejado para ser lançado no final de 2012 com o single principal sendo “Feel Again“, que foi lançado em 27 de agosto de 2012. No entanto, devido ao álbum não estar concluído na época, ele foi adiado para início de 2013. “Feel Again” foi posteriormente marcado como single promocional e, em 8 de janeiro de 2013, “If I Lose Myself” foi lançado como o primeiro single do álbum.

Em 4 de fevereiro de 2012, OneRepublic anunciou via Twitter que seu terceiro álbum de estúdio estava programado para ser lançado no outono de 2012, e que a banda esperava lançar o primeiro single do álbum por volta de abril ou maio. A banda afirmou que “não estava com pressa”, dizendo que o álbum “tem que ser literalmente a melhor coisa que já fizemos”.

O single de maior sucesso foi o terceiro single “Counting Stars”, que alcançou a posição número dois na Billboard Hot 100, tornando-se o hit de maior sucesso desde “Apologize” também atingiu o pico lá em 2007. Também se tornou seu maior sucesso no Reino Unido – liderou as paradas por duas semanas não consecutivas – e ficou entre os dez primeiros em nove países, incluindo as cinco primeiras colocações na Austrália, Alemanha, Irlanda e Nova Zelândia. O quarto single do álbum, “Something I Need”, já foi certificado 3x Platina na Austrália e Ouro na Nova Zelândia, alcançando o top 5 em ambos os países. O quinto single “Love Runs Out” ficou entre os 5 primeiros em treze países, incluindo o Reino Unido, enquanto o sexto e último single “I Lived” foi um pequeno sucesso.

O álbum recebeu avaliações positivas da crítica. Ele ficou entre os 20 primeiros em onze países em todo o mundo. Foi certificado Platinum nos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

A arte do álbum foi criada com base na ideia de quão diferente cada membro do grupo é um do outro e que cada um é como um animal diferente. O vocalista Ryan Tedder é representado por uma raposa, o baterista Eddie Fisher é um leão da montanha, o guitarrista Drew Brown é uma coruja, o baixista Brent Kutzle é uma gazela e o guitarrista Zach Filkins é um bisão. Kutzle também teve a ideia de chamar o álbum de Native. De acordo com Kutzle, significa que cada país é indígena e quão diferentes eles são como indivíduos.

Para divulgar o álbum, OneRepublic lançou a Native Tour em 2 de abril de 2013. Começando na Europa, a banda realizou um total de 21 shows ao longo de abril e maio. Em junho de 2013, eles anunciaram uma segunda rodada, a ser realizada ao lado de Sara Bareilles, que aconteceria com 52 shows pela América do Norte até outubro. A partir daqui, eles viajariam para a Ásia para um total de seis shows no Líbano, China, Malásia, Cingapura, Indonésia e terminariam nas Filipinas em 6 de novembro. A etapa final de 2013 foi pela Austrália e Nova Zelândia, marcando sua maior turnê pela Austrália. e sua primeira visita à Nova Zelândia. Um total de quatro shows foram realizados em toda a Austrália, começando em Perth e terminando em Melbourne, a partir daqui eles fizeram dois shows na Nova Zelândia, um em Auckland e outro em Wellington, terminando em 17 de novembro.

Em 29 de janeiro de 2014, a banda iniciou sua segunda etapa europeia e a quinta etapa da turnê. Eles fizeram um total de 22 shows em fevereiro e início de março, terminando com dois shows em Paris no dia 7 de março. A banda então viajou para o Reino Unido, onde fez sete shows, começando em Londres no dia 16 de março e terminando novamente em Londres no dia 27 de março, após uma viagem pelo Reino Unido e Irlanda. Em 10 de maio de 2014, a banda embarcou em sua segunda turnê pelos Estados Unidos, a Native Summer Tour, e sua sexta etapa geral, aproveitando o sucesso da música “Counting Stars”. Eles fizeram um total de 48 shows, terminando em Aspen, Colorado, no dia 30 de agosto. No dia 8 de abril de 2014, a banda anunciou a sétima etapa da turnê, e a segunda turnê europeia, começando no dia 19 de outubro na Arena em Dublin. Esta etapa marcaria a primeira turnê da banda em arenas e incluiria seu primeiro show na The O2 Arena em Londres. Eles fizeram um total de 23 shows pela Europa, terminando no Meo Arena em Lisboa, Portugal, em 21 de novembro de 2014. Isso marca a maior turnê do OneRepublic até o momento, fazendo um total de 185 shows ao longo de 2013-14.

Em abril de 2015 eles iniciaram a última etapa da turnê. Apresentaram-se no Canadá, na Europa e, pela primeira vez, na América do Sul, incluindo um show no Rock in Rio e finalizando a turnê na cidade de São Paulo, no dia 20 de Setembro de 2015.

  • TRACK BY TRACK

Em 25 de março de 2013, OneRepublicVEVO carregou uma série de vídeos dissecando o álbum faixa por faixa, onde a banda explica um pouco da história e inspiração por trás da maioria das músicas. (você pode conferir aqui)

Confira todas as faixas do álbum Native:

  1. Counting Stars
  2. If I Lose Myself
  3. Feel Again
  4. What You Wanted
  5. I Lived
  6. Light It Up
  7. Can’t Stop
  8. Au Revoir
  9. Burning Bridges
  10. Something I Need
  11. Preacher
  12. Don’t Look Down
  13. Something’s Gotta Give
  14. Life In Color
  15. If I Lose Myself (Acoustic)
  16. What You Wanted (Acoustic)
  17. Burning Bridges (Acoustic)